Fique por dentro de todos os nossos super descontos e novidades!
Betta Dumbo - Macho
Classe: Actinopterygii • Ordem: Anabantiformes • Família: Osphronemidae
Nome binomial: Betta splendens (Regan, 1910)
Sinônimos: Nenhum
Grupo Aquário: Labirintídeos
Nomes comuns: Betta, Peixe de Briga. Inglês: Siamese fighting fish
Distribuição & habitat: Ásia; Bacia Mekong. Camboja, Laos, Tailândia e Vietnã, introduzido em diversos países, incluindo o Brasil. Encontrado em várzeas, canais, arrozais e rios médios.
Ambiente & parâmetros da água: Bentopelágico; água doce • pH: 6.6 – 7.4 • Dureza: 5 – 19 • Clima: tropical; 22°C – 30°C
Tamanho adulto: 8 cm (comum: 6 cm) • Estimativa de vida de 3 anos.
Manutenção em aquário: Aquário com dimensões mínimas de 40 cm X 30 cm X 30 cm (36 litros) requerido. Aquário deverá possuir plantas altas ou adornos que alcancem a superfície, uma vez que passa a maior parte de seu tempo repousando próximo a superfície.
Espécie extremamente agressiva com machos da mesma espécie, porém, pacífico frente a outras espécies de peixes. Poderá ser mantido sozinho ou aquário comunitário, desde que este último não contenha peixes rápidos, agressivos ou com hábitos mordiscadores.
Alimentação: Carnívoro (essencialmente insetívoro), em seu ambiente natural alimenta-se de mosquitos, larvas de insetos e zooplâncton. Em cativeiro aceitará alimentos secos e vivos. Não alimentá-los excessivamente, são extremamente propensos a obesidade e evite fornecer rações de má qualidade, especificamente as de “bolinhas”, podendo causar doenças digestórias no peixe.
Reprodução: O órgão reprodutor da fêmea, conhecido como ovopositor, é visível como um pequeno ponto branco localizado na parte inferior do seu corpo, próximo à nadadeira anal. Este é um sinal claro de que você está lidando com uma fêmea, especialmente se ela estiver pronta para acasalar.
Durante o acasalamento, o macho exibirá um comportamento extremamente territorial e agressivo. Ele guiará a fêmea até o ninho de bolhas que construiu e a incentivará a depositar seus ovos. A fêmea liberará os ovos, que serão fertilizados pelo macho. Após a fertilização, é comum que a fêmea seja removida do aquário, pois o macho se torna o principal cuidador dos ovos e dos alevinos recém-nascidos.
Dimorfismo Sexual: Nos Dumbos as nadadeiras peitorais são muito grandes e se assemelham às orelhas de um elefante. Podem ser encontradas com qualquer tipo de cauda, mas na maioria das vezes são Half Moon.
As fêmeas tendem a ter cores mais apagadas e nadadeiras mais curtas. Embora algumas fêmeas possam exibir cores brilhantes, elas geralmente não são tão impressionantes quanto os machos. São menores e têm um corpo mais esguio que os machos
Descrição: Popularmente conhecido como peixe de briga, devido a agressividade predominantemente entre machos da espécie, porém é sociável com outras espécies de peixes. Em sua forma selvagem apresentam coloração discreta (cor acastanhada), com tons de vermelho e azul nas nadadeiras, e são menos agressivos que suas formas domésticas.
Esta espécie pode respirar ar atmosférico, graças a órgãos chamado de labirinto. Este órgão é formado por uma modificação no primeiro arco branquial, altamente vascularizado e ricamente irrigado por vasos sanguíneos, que faz com que o ar passe bem próximo da corrente sanguínea, proporcionando a troca de oxigênio com o sangue por meio de difusão. A estrutura do órgão varia de complexidade entre as espécies , tendendo a ser mais desenvolvido em espécimes que habitam ambiente privado de oxigênio.
Por este motivo, os Bettas podem viver em águas pobres em oxigênio, mas não poluídas. É uma espécie considerada vulnerável devido a ameaça de degradação de seu habitat, onde a maior parte normalmente é convertido em terras agrícolas.
Bastante popular no aquarismo, sua forma doméstica á bastante diferente da selvagem, obtido através de seleção artificial. Bettas domesticados apresentam longas nadadeiras e corpo colorido, enquanto selvagens apresentam nadadeiras curtas e são maiores, além de mais agressivos. Devido esta agressividade, são bastante utilizados em torneios de luta, comum no sudeste asiático.
Sua anatomia e cores são bastante variadas e diversas, onde a maior parte dos criadores utilizam nomes em inglês para denominar novas variedades da espécie. Devido a mudanças, principalmente em sua nadadeira caudal, são comumente denominados com diversos nomes.
Por ser uma espécie resistente, comumente são mantidos em pequenos recipientes denominados beteiras. Deve-se evitar e desencorajar esta pratica e incentivar sua criação em aquários maiores e mais espaçosos.
Machos são extremamente agressivos entre si, já fêmeas são menos agressivas e podem viver juntas em grupos, desde que haja espaço suficiente e esconderijos no aquário.
Pode-se mantê-lo em aquário comunitário, evitando a presença de peixes de natação muito rápida ou com hábitos de mordiscar outros peixes. Presença de plantas que atingem a superfície do aquário desejável, uma vez que passará a maior parte do tempo repousando sob as folhas ou qualquer outro adorno adicionado para este propósito.
*FOTOS MERAMENTE ILUSTRATIVAS*
Código | 7890019602080 |
Código de barras | 7890019602080 |
Categoria | Peixes |
Marca | Fazenda Submersa |
Garantia | Sem garantia |