Fique por dentro de todos os nossos super descontos e novidades!
Coridora Polistictus (Corydoras Polystictus)
Dsitribuição: Encontrado no alto Rio Paraguai no estado brasileiro de Mato Grosso.
Habitat: Pequenos afluentes, riachos, áreas de mata alagada e bancos de areia.
Comprimento padrão máximo: 5cm
Tamanho do aquário: Um aquário medindo 45cm x 30cm x 30cm – 42,5 litros é grande o suficiente para um pequeno grupo deles.
Condições de água:
- Temperatura: 20 a 25°C
- pH: 6,0 a 7,6
- Dureza: 1 a 15°H
Manutenção: Embora não seja realmente da região, vai prosperar em um aquário montado para replicar um biótopo amazônico, isso seria muito simples de organizar. Use um substrato de areia de rio e adicione alguns galhos de madeira flutuante (se você não conseguir encontrar madeira flutuante da forma desejada, a faia comum é segura para usar se estiver bem seca e sem casca) e raízes retorcidas. Alguns punhados de folhas secas completariam a sensação natural. Deixe a madeira e as folhas mancharem a água removendo as folhas velhas e substituindo-as a cada poucas semanas para que não apodreçam e sujem a água. Um pequeno saco de rede cheio de turfa segurapara aquários pode ser adicionado ao filtro para ajudar na simulação de condições de água preta. Use iluminação bastante fraca.
Alternativamente, também se dá em um aquário mais padrão, de preferência bem plantado . Um bom regime de manutenção é essencial com esta espécie, pois é sensível à deterioração das condições da água. Como com todos os corys, não use filtração de fundo e certifique-se de que o substrato seja mantido escrupulosamente limpo, são sensíveis a substratos mal conservados ou sujos e podem perder seus barbilhões se mantidos em más condições.
Dieta: Omnívoro e fácil de alimentar. Use uma pastilha ou comprimido de boa qualidade como dieta básica. Suplemente isso com alimentos vivos e congelados, como Daphnia, Artemia, bloodworms e similares.
Comportamento e Compatibilidade: Muito pacífico e adequado para muitos aquários comunitários. Não os coloque com nenhum peixe muito grande ou agressivo. Bons companheiros de aquário incluem pequenos caracídeos, ciprinídeos, anabantoides, ciclídeos anões e outros bagres pacíficos. Sempre tente manter os Corydoras em grupos, pois eles são muito mais confiantes e ativos na presença de membros da mesma espécie. Um grupo de pelo menos seis é o melhor.
Dimorfismo sexual: Como a maioria dos corys, é facilmente sexado quando visto de cima. As fêmeas são visivelmente mais redondas e de corpo mais largo que os machos, especialmente quando estão cheias de ovos. Eles também costumam ser um pouco maiores.
Reprodução: A reprodução em aquário não é inabitual, sendo mais fácil acontecer quando se mantém um grupo. O namoro é muito breve: o macho deita-se no fundo do aquário com o ventre para cima e a fêmea acomoda-se sobre ele (a famosa posição T). Ela retira o esperma do macho com a boca e faz uma "bolsinha" com as nadadeiras pélvicas onde acomoda dois a quatro óvulos por vez. Depois disto a fêmea procurará um local previamente limpo para depositá-los (folhas, rochas, o próprio vidro) e para que haja a fertilização. Este ritual se repete até que todos os ovos sejam depositados. O ideal é separar os pais depois disso, a fim de evitar que comam ovos e larvas. Os ovos demoram cerca de três dias para eclodirem e mais outros três a cinco dias para que as larvas tenham natação livre. Os filhotes podem ser alimentados com ração própria para filhotes ovíparos, gema de ovo cozida, infusórios, microvermes etc.
*FOTOS MERAMENTE ILUSTRATIVAS*
Código | 7890019600864 |
Código de barras | 7890019600864 |
Categoria | Peixes |
Marca | Fazenda Submersa |