Fique por dentro de todos os nossos super descontos e novidades!
Enfermeirinha (Aphyocharax anisitsi)
Simulador de Frete
- Calcular freteNome Popular: Enfermerinha, Tetra Nadadeiras Vermelhas — Inglês: Bloodfin tetra
Família: Characidae (Caracídeos)
Origem: América do Sul, bacia do rio Paraná
Tamanho Adulto: 5 cm
Expectativa de Vida: 5 anos +
Temperamento: Pacífico
Aquário Mínimo: 60 cm X 30 cm X 30 cm (54 L)
Temperatura: 18°C a 28°C
pH: 6.0 a 7.6 – Dureza: 4 a 15
Visão Geral: Encontrado na bacia do rio Paraná no Brasil, Paraguai e Argentina. Ocorre em riachos em meio a área sombreada normalmente sob densa vegetação flutuante ou ciliar.
Pequeno caracídeo resistente e indicado para aquaristas iniciantes. Se adaptam a uma gama relativamente grande de condições de água. Considerado um dos Tetras mais expectativa de vida mais longevas que existe, podendo chegar próximo dos 10 anos de idade ou mais quando criado em cativeiro.
Prionobrama filigera pode ser confundido com Aphyocharax anisitsi, porém facilmente distinto por sua forma do corpo mais alongada e pelo fato de não exibir coloração vermelha nas nadadeiras anal e ventral.
Aquário & Comportamento: O aquário deverá conter plantas formando zonas sombrias com algumas áreas abertas para natação. Outras peças de decoração poderão incluir troncos e raízes.
Seu comportamento é pacífico e gregário, devendo ser mantido em pelo menos meia dúzia de espécimes ou mais para que mostrem seu comportamento natural. Pode ser mantido em aquário comunitário com peixes de pequeno a médio porte igualmente pacíficos. Ocasionalmente pode mordiscar peixes mais lentos ou que apresentem longas nadadeiras.
Reprodução & Dimorfismo Sexual: Ovíparo. Nas primeiras horas do dia o macho conduzirá a fêmea liberar os ovos não adesivos em meio a plantas que serão fecundados. A maioria dos ovos irá cair para o fundo ou poderá ficar flutuando. Eclodem em até 2 dias e larvas estarão nadando livremente em até 48h. Pais não exibem cuidado parental.
O dimorfismo sexual da espécie é evidente em indivíduos adultos. Macho tem forma retilínea e nadadeira anal levemente curvada e a fêmea apresenta corpo em forma mais roliça.
É uma espécie bastante prolífera apesar de seu tamanho diminuto.
Alimentação: Carnívoro. Em seu ambiente natural se alimenta de vermes, crustáceos e insetos. Em cativeiro aceitará prontamente alimentos secos e vivos.
Etimologia: Aphyocharax; vem do grego aphye (- es) = sardinha, anchova + charax (grego) = nome diminuto de uma espécie de peixe marinho.
Código | 7890019601014 |
Código de barras | 7890019601014 |
Categoria | Peixes |
Marca | Fazenda Submersa |