Fique por dentro de todos os nossos super descontos e novidades!
Rasbora Esmeralda (Danio erythromicron)
Simulador de Frete
- Calcular freteNome: Rasbora Esmeralda, Danio Esmeralda, Emerald Dwarf Danio, Emerald Dwarf ‘Rasbora’
Nome Científico: Danio erythromicron (Annandale, 1918)
Família: Danionidae
Origem da Espécie: Ásia (Lago Inle, Mianmar)
Comprimento: Até 3 cm
Expectativa de Vida: Entre 3 – 5 anos
Nível de Dificuldade: Fácil / Moderado
Parâmetros da Água:
pH: Manter entre 7.2 – 8.2
Dureza da água: Entre 2 – 10
Temperatura: Manter entre 21 – 25°C
O Rasbora Esmeralda (Danio erythromicron) é um pequeno peixe de água doce bastante difícil de ser encontrado, mas ainda assim uma bela adição a qualquer tipo de ambiente aquático. Embora seja considerado um animal resistente, o aquarista precisará tomar alguns cuidados na hora de manter esse peixe em um aquário.
Na natureza, o Rasbora Esmeralda pode ser encontrado na Ásia, mais especificamente no Lago Inle, segundo maior lago de Mianmar. O Lago Inle fica em um vale conhecido como bacia de Yawnghwe, localizado quase 900 metros acima do nível do mar. Essa espécie de peixe costuma ser coletada nas margens do lago onde vive em meio as plantas, mas é bastante difícil de ser capturada. Pescadores locais, por exemplo, utilizam armadilhas especiais durante a noite para capturá-los.
Por mais que seja um peixe pequeno, o Rasbora Esmeralda possui uma beleza invejável. Assim como acontece com outros danios, esse peixe apresenta corpo longo e fino em forma de torpedo. Machos e fêmeas possuem a coloração rosa salmão e ambos também têm rostos alaranjados. Além disso, a espécie ainda apresenta listras azuis-turquesas que brilham quando estão sob a luz, criando uma exibição impressionante.
De um modo geral, se você está procurando um peixe pequeno, resistente e ideal para colocar em um aquário plantado, recomendo que você busque em alguma loja na sua região por esses carinhas.
Fornecer ao Rasbora Esmeralda uma dieta rica em proteínas garante uma melhor coloração e também instiga a desova.
Temperamento / Comportamento: O Rasbora Esmeralda é um peixe bastante pacífico, curioso e ativo, mas não é um verdadeiro peixe de cardume. Então, não espere vê-lo nadando junto com outros de sua espécie.
Na maioria das vezes você verá esses peixes investigando todos os cantos do aquário. Como não nadam em cardumes, cada um seguirá seu próprio caminho e realizará suas próprias tarefas. Além disso, por ser um animal tímido, pode se assustar muito fácil com pessoas passando na frente do aquário.
Os machos podem brigar entre si vez ou outra, mas isso serve para que eles possam estabelecer hierarquias. Para minimizar um pouco esse comportamento, procure mantê-los em grupos grandes. Eu recomendo que você mantenha esses peixes em grupos de 15 ou mais exemplares.
Parâmetros inadequados ou qualidade ruim da água, superlotação ou ter um número escasso de fêmeas também pode deixar os machos irritados. A boa notícia é que e essas brigas não resultam em ferimentos graves.
Compatibilidade: Há apenas uma regra a seguir ao escolher os companheiros de aquário para o Rasbora Esmeralda. Evite peixes grandes e agressivos que podem enxergá-lo como alimento, bem como peixes que exigem águas mornas. Embora o Rasbora Esmeralda seja um peixe tranquilo, qualquer espécie maior pode achar que ele é uma boa refeição!
Alguns bons companheiros de aquário para esses peixes incluem, por exemplo:
-Caramujos
- Danios
- Rasbora Sawbwa
- Barbos
Dimorfismo Sexual: Embora pareçam iguais durante a fase juvenil, machos e fêmeas diferem na saturação das cores quando atingem a idade adulta. Os machos costumam ser menores do que as fêmeas e possuem cores mais vívidas. Isso se aplica as barbatanas, listras e cor base. Além disso, o macho têm barbatanas alaranjadas, enquanto as fêmeas possuem as mesmas barbatanas transparentes.
Acasalamento / Reprodução: A reprodução do Rasbora Esmeralda acontece meio que de forma espontânea, sem a necessidade de intervenção do aquarista. Contanto que você alimente os peixes com uma dieta rica em proteínas e monte um ambiente adequado, com certeza eles irão procriar.
Monte um pequeno aquário com cerca de 15 litros e adicione muitas plantas de folhas finas como, por exemplo, musgo de java. Não há a necessidade de luz nesse aquário e você pode usar um filtro de esponja simples para prover um pouco de oxigenação.
Transfira um casal ou um grupo composto por um ou dois machos e várias fêmeas para esse aquário montado. É importante notar que quanto mais peixes, maior será o risco de predação dos ovos.
A desova ocorre sem maiores problemas e uma única fêmea pode depositar até 30 ovos em meio as plantas. Nesse ponto, os adultos devem ser removidos, pois comem qualquer coisa que encontrarem pelo caminho. Além disso, as fêmeas precisam de um período de recuperação antes de desovar novamente, pois são incapazes de produzir ovos todos os dias.
Na natureza, esses peixes se reproduzem o ano todo, então se você tiver grupos compostos por várias fêmeas e alguns machos, com toda a certeza terá ovos e filhotes espalhados e escondidos pelo aquário.
O tempo de incubação vai depender da temperatura até certo ponto, mas na maioria das vezes leva cerca de 72 horas para os filhotes nascerem e 3 – 4 dias para que comecem a nadar pelo aquário.
Você precisa alimentar os filhotes com alimentos especiais para alevinos e depois deve introduzir náuplios de artêmias e microvermes.
Configuração do aquário: O Rasbora Esmeralda é um peixe bastante pequeno, então você consegue manter um grupo de 15 a 20 peixes em um aquário de 40 litros sem maiores problemas.
Você pode utilizar um substrato escuro e adicionar muitas plantas para esses peixes. Essa espécie adora viver em ambientes bem plantados, pois com muitos lugares para se esconder, eles se sentirão confortáveis e seguros.
Utilize um filtro Hang-on para obter os melhores resultados para a montagem de um aquário para essa espécie. Certifique-se também de caprichar na iluminação, pois assim as plantas irão crescer vigorosas e os peixes ficarão com suas cores bem realçadas.
O Rasbora Esmeralda é um peixe perfeito até mesmo para quem está iniciando no hobby, mas lembre-se que quanto menor for o aquário maior será a dificuldade em manter seus parâmetros estáveis.
Continue lendo o artigo para conferir as principais características e necessidades da espécie.
Alimentação: Onívoro. Na natureza, o Rasbora Esmeralda se alimenta de zooplâncton, algas e outras criaturas pequenas que caibam em sua boca.
Como são peixes onívoros, aceitarão rações sem maiores problemas, embora na maioria das vezes prefiram alimentos ricos em proteínas. Além disso, será bem difícil ver esses peixes indo até a superfície para pegar comida. Portanto, é melhor fornecer alimentos vivos ou congelados, como artêmias, bloodworms, larvas e dáfnias
*FOTOS MERAMENTE ILUSTRATIVAS*
Código | 7890019649979 |
Código de barras | 7890019649979 |
Categoria | Peixes |
Marca | Fazenda Submersa |